CARAVANA DA CIDADANIA



Apesar da crescente divulgação da inclusão social, a exclusão ainda se faz presente. Mudar esta realidade não é fácil, exige garra e determinação. Muitas pessoas com deficiência e/ou suas organizações, vem trabalhando na direção certa, entendendo que não é apenas a pessoa com deficiência que deve se adaptar a sociedade, mas também a sociedade deve respeitar as diferenças, permitindo que todos tenham as mesmas oportunidades.É preciso apenas, simples gestos como: aceitação, respeito e entendimento, para que pessoas com deficiência possam tornar-Relatório das atividades desenvolvidasse cidadãos, usufruindo de todos os direitos, serviços e bens que a sociedade possa oferecer.
Podemos começar esta mudança bem perto de nós! A Caravana da Cidadania, é mais um passo para esta mudança. Este evento, centra-se na apresentação da cartilha "Sensibilizar para Incluir", onde apresentamos alguns conceitos, características de convivência, mobilidade e acessibilidade abrangendo a diversidade de informações sobre as pessoas com deficiência. Passos para inclusão social.
Propomos também esclarecer alguns mitos que envolvem uma suposta incapacidade das pessoas com deficiência, estimulando a ação constante, para que juntos possamos conviver com responsabilidade, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Relatório das atividades desenvolvidas


Apesar da crescente divulgação da inclusão social, a exclusão ainda se faz presente. Mudar esta realidade não é fácil, exige garra e determinação. Muitas pessoas com deficiência e/ou suas organizações, vem trabalhando na direção certa, entendendo que não é apenas a pessoa com deficiência que deve se adaptar a sociedade, mas também a sociedade deve respeitar as diferenças, permitindo que todos tenham as mesmas oportunidades. É preciso apenas, simples gestos como: aceitação, respeito e entendimento, para que pessoas com deficiência possam tornar-se cidadãos, usufruindo de todos os direitos, serviços e bens que a sociedade possa oferecer. A defesa da cidadania se refere ao respeito aos direitos humanos, ao pluralismo, à transparência, ao pleno acesso à informação e à mobilização pela transformação pacífica da sociedade. Condições mínimas de sobrevivência com dignidade devem ser garantidas a todas as pessoas. Através da realização do projeto CIDADANIA É IGUALDADE! a Fundação Verde Herbert Daniel contribuiu e continuará contribuindo para sensibilização da sociedade e motivando-a a praticar o valor dos direitos humanos, que é direito de todos. Em cada município, instituição e escola visitada, pudemos qualificar jovens e/ou grupos em vulnerabilidade social promovendo debates sobre a acessibilidade e os direitos humanos, fomentando a inclusão dos referidos grupos no processo de discussão sobre formas de minimizar e eliminar a discriminação social, além de promover a defesa de direitos igualitários para todas as parcelas da população. Utilizou-se como recurso identificador do público a ser atendido, mapeamentos de organizações de segmentos sociais tais como os jovens, as mulheres, os idosos, as pessoas com deficiência e com outras características ou necessidades específicas, tais como as minorias étnicas, religiosas, sexuais e sociais em geral, identificando associações, federações e entidades que trabalhem com essas categorias.
Como parte do processo, consolidou-se a produção e distribuição aos grupos identificados da cartilha “SENSIBILIZAR PARA INCLUIR – Passos para Inclusão das Pessoas com Deficiência”, contendo informações sobre direitos humanos e cidadania, capacitando os envolvidos para o trato com o próximo, respeitando e colocando em prática os valores propostos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O projeto contemplou ainda a realização de mais de 12 palestras de qualificação, divididas entre as 8 macrorregiões do estado do Ceará e região metropolitana de Fortaleza-CE, onde concretizou-se a interiorização de conceitos e acima de tudo da importância da defesa social e a motivação pela busca permanente da cidadania efetiva, capacitando todo o público alvo envolvido através da distribuição de 8 mil cartilhas. A defesa da cidadania se refere ao respeito aos direitos humanos, ao pluralismo, à transparência, ao pleno acesso à informação e à mobilização pela transformação pacífica da sociedade. Condições mínimas de sobrevivência com dignidade devem ser garantidas a todas as pessoas. É preciso mudar... precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo e esta mudança pode começar bem perto de nós: nas nossas próprias casas!! Esta cartilha é mais um instrumento para esta mudança. Nela apresentamos alguns conceitos, características de convivência, mobilidade e acessibilidade abrangendo a diversidade de informações sobre as pessoas com deficiência. Passos para inclusão social. Também foi proposto o esclarecimento de alguns mitos que envolvem uma suposta incapacidade das pessoas com deficiência, estimulando a ação constante, para que juntos possamos conviver com responsabilidade, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva. Resumidamente, o projeto realizado pode contribuir substancialmente para uma melhoria de vida de muitas e pessoas que de certa forma estavam a margem da sociedade, e como resultado foi visível uma sensibilização de todos os que participaram da CARAVANA DA CIDADANIA.


Quadro demonstrativo
Cartilhas distribuídas- 8.000 cartilhas
Folders- 20 mil
Baners- 04
Palestras- 16 palestras


Municípios visitados
Iguatu, Barros, Ibicuitinga, Morada Nova,. Quixadá, Quixeramobim, Maranguape, Maracanaú, Tauá, Quixelô, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Caucaia, Ocara, Umirim,


Obrigada pela Visita!